O mês de Outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Este movimento nasceu nos Estados Unidos onde ocorriam ações isoladas referente ao câncer de mama e a sua prevenção, por meio do auto-exame e mamografia.
Um dos primeiros relatos sobre o laço cor-de-rosa aconteceu na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, no ano de 1990 e que foi distribuído aos participantes o símbolo da campanha. Desde então, essa corrida é promovida anualmente na cidade.
A primeira iniciativa vista no Brasil foi no dia 02 de Outubro de 2002, em que a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera) situado em São Paulo ficou rosa.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Atualmente, ele responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de registros da doença.
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.
Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Estima-se que por meio de uma alimentação equilibrada e prática de atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Nós da Convenção apoiamos essa causa!
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.