Novembro Azul é um movimento mundial que surgiu em 2003, na Austrália, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Embora seja uma doença comum, por medo, desconhecimento e até preconceito, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Porém, essa doença é séria, sendo a 2º causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 16.000 óbitos.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Diagnóstico:
A doença é confirmada após fazer a biópsia que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.
Tratamento:
É feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
Todas as modalidades de tratamento são oferecidas de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Prevenção:
- Dieta adequada (rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais);
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A Convenção apoia esse movimento! Vamos ser mais conscientes e nos atentar que alguns preconceitos podem colocar em risco nossas vidas.
Nós temos #azultitude! E você?
Gostou desse conteúdo? Você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.