História da cidade
Em 1955, os franceses invadiram a cidade do Rio de Janeiro pretendendo formar uma colônia. Porém, em 1564, os portugueses formaram uma expedição para expulsá-los.
No dia 28 de Fevereiro, o português Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, desembarcou com navios e soldados, na região do Morro Cara de Cão e Pão de Açúcar. No dia seguinte, dia 1º de Março, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Em 1573, por conta de alguns conflitos entre as capitanias, o governo-geral foi transferido para o Rio de Janeiro, antes estava em Salvador. Durante as próximas décadas, a cidade do Rio de Janeiro teve um desenvolvimento muito lento, ainda com um estilo de vilarejo português.
Em 1763, a cidade foi consolidada como o centro portuário devido a sua proximidade com o estado de Minas Gerais onde a exploração de jazidas de ouro era forte. Nesse ano também, o ministro português transferiu a sede do Brasil Colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
República
Em 1889, com o surgimento da República, a cidade já tinha crescido tanto em tamanho como em população. Porém, uma parte dos habitantes sofria com a pobreza, crise habitacional assolando o estado, problemas com a saúde pública como a febre amarela e varíola. Muitas dessas epidemias acarretaram em revoltas da população, como a revolta da vacina em 1904.
Década de 1900
Apesar dos problemas de gestão, o Rio de Janeiro foi crescendo e ganhando cara e a alma carioca começou a ser notada no mundo todo, com destaque ao turismo.
Em 1906, foi construído o famoso calçadão de Copacabana feito com pedras de basalto e calcita, trazidas de Portugal, dando ainda mais charme a cidade.
Bondinho do Pão de Açúcar
Em 27 de outubro de 1912, foi inaugurado o símbolo da cidade, um caminho através do bonde entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, o famoso bondinho do Pão de Açúcar.
Cristo Redentor
Em 12 de agosto de 1931, foi construído pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa a estátua do Cristo Redentor. Em 2007, esse monumento foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Estádio do Maracanã
Em 1950, foi inaugurado o estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O campo já abrigou clássicos em copas do mundo de 1950 e 2014.
Refrigerantes Convenção – unid RJ
Em 1984, o sr. Geraldo Guitti inaugurou a Refrigerantes Convenção – Campo Grande – RJ. Inicialmente, as vendas eram em domicilio entregues com as tradicionais kombis. O carro chefe na época era o Guaraná Convenção 600 ml – embalagem de vidro retornável.
Confeitaria Colombo
Além das belezas naturais e os monumentos icônicos do Rio de Janeiro, há um local histórico, em um prédio no centro do Rio de Janeiro onde está instalada a Confeitaria Colombo, fundada em 1894, que funciona até hoje.
A confeitaria é considerada um patrimônio histórico da cidade e uma das casas comerciais mais respeitadas do país.
Parabéns cidade maravilhosa pelos seus 456 anos de história!
Acompanhe a Convenção nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.