A rotina do dia a dia pode ser bastante desgastante. Muitas horas do dia gastamos com reuniões, pressão para entrega de trabalhos, olhos vidrados em telas. Tudo isso, somados a trânsito, transporte público lotado, cuidados com a casa, os filhos e as atividades extras.
E por isso, é muito comum o stress bater na nossa porta. Para combater esse vilão da qualidade de vida, vamos te ajudar a focar na saúde e no bem-estar. Vamos ver?
Priorize seu sono
Para ter um melhor rendimento em seu dia, dormir bem é o primeiro passo. Dormir pouco, menos de 6h, pode acarretar em picos de stress, falta de concentração e, claro, em cansaço.
Tenha em mente a importância dos hormônios gerados em nosso corpo enquanto descansamos e faça uma rotina que acarrete em dormir mais cedo, evitando inclusive, o consumo de cafeína no final do dia.
Algumas práticas também podem ajudar, como a meditação, aromaterapia e até mesmo banhos relaxantes.
Tranquilize sua mente
Tirar um tempo para si mesmo durante o dia de trabalho, por exemplo, é altamente recomendado. É preciso desacelerar a mente, ainda mais quando estamos em um ritmo muito intenso.
Fazer pausas para prestar atenção na própria respiração e até mesmo meditar ajuda não só no autoconhecimento, mas também na tomada de decisões.
Pratique atividades físicas
Fazer exercício físico é fundamental, o ideal é incluir essa atividade pelo menos três vezes por semana, em algum horário da rotina, por cerca de 30- 60 minutos.
É importante que se encontre uma atividade que se goste de fazer. Por exemplo: quem não gosta de frequentar academias de ginástica pode fazer caminhada ao ar livre, frequentar aulas de dança, lutas, dentre outros.
Aumente seu consumo de água
É fundamental lembrar de se hidratar sempre, inclusive, antes, durante e depois das atividades físicas e em todas as épocas do ano. Uma dica é deixar uma garrafinha de água na mesa do trabalho, na bolsa ou mochila.
O consumo adequado de água durante as atividades físicas, ajuda a combater câimbras, controlar a pressão arterial, proteger o coração, aumentar a resistência física e até emagrecer.
Além disso, o consumo frequente de água ajuda a prevenir pedra nos rins, transportar e absorver nutrientes, limpar o organismo e combater o envelhecimento precoce da pele.
Alimentação saudável
Juntamente com o exercício físico, uma alimentação saudável e equilibrada gera mais qualidade de vida. O ideal é comer pequenas quantidades, de três em três horas e que o almoço e o jantar sejam compostos por: 50% de legumes e verduras; 25% de carboidratos (como arroz, batata e/ou macarrão); e os demais 25% devem ser divididos entre grãos (feijão, lentilha e/ou soja) e proteínas (carne, peixe, frango e/ou ovo).
Evite a procrastinação
Adiar o que tem que ser feito só colabora com a ansiedade e com os picos de stress. Fazer uma lista de prioridades e riscar uma a uma vai dar uma sensação de missão cumprida.
Trabalhe no que goste
Por fim, falando em qualidade de vida, o seu trabalho deve ser algo que você goste e faça sentido para você. Afinal, cerca de 1/3 do seu dia, você exerce essa tarefa.
Nunca é tarde para mudar e rever conceitos. Afinal, não pode faltar de manhã o estímulo para se começar um novo dia. Se estiver insatisfeito (a), busque cursos ou terapias em que se possa autoconhecer e descobrir a sua verdadeira vocação.
Gostou deste post? Conta aqui pra gente!
Acompanhe a Convenção nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.