Quantas atividades você realiza em um mesmo dia? Trabalhar, cozinhar, limpar a casa, cuidar de filho, pilates, academia, curso de inglês, faculdade…sim, a maioria das pessoas vive correndo e sem tempo para relaxar. Se a sua rotina está muito agitada e você sente que precisa de mais ânimo para conseguir cumprir a sua agenda, saiba que os energéticos podem ser seus aliados.
Mas afinal, o que são os energéticos?
Trata-se de uma bebida gaseificada e de sabor adocicado. Em sua composição são encontrados: carboidratos, cafeína, um aminoácido, a taurina e vitaminas do complexo B.
Como a cafeína é estimulante, não é indicado consumi-la demais. Porém, é válido entender que uma lata de energético tem cerca de 80mg de cafeína. Essa quantidade se aproxima ao que é consumido ao beber duas xícaras de café expresso, ou seja, algo saudável e ingerido por muitos brasileiros.
A produção desse líquido adocicado é bastante semelhante à do refrigerante. O açúcar é dissolvido na água e a mistura passa por um tratamento térmico e de clarificação, virando um xarope. Esse, por sua vez, vai para tanques de inox e é resfriado.
Apenas depois disso, os demais componentes da fórmula são acrescentados ao xarope e são misturados na água e gás.
Conheça os principais ingredientes dos energéticos
- Água
É a base da bebida e é a maior parte da composição do energético. Além de estar presente no xarope que inicia o processo de produção, também aparece na forma gaseificada, para que a bebida fique semelhante ao refrigerante.
- Gás carbônico
Misturado à água para tornar a bebida gaseificada.
- Glucoronolactona
Esse componente não está presente em todos os tipos de energéticos. Alguns estudos sugerem que ele possa ajudar a melhorar a memória e, por isso, é usado em algumas fórmulas.
- Taurina
É um aminoácido que na maioria das vezes, é o resultado da reação de aziridina com ácido sulfúrico.
Esse aminoácido está presente no corpo humano em abundância e atua em diversos processos fisiológicos, como no metabolismo da glicose. Além disso, age como transmissor metabólico e no fortalecimento das contrações cardíacas.
É naturalmente sintetizada pelo cérebro e pelo fígado, a partir da metionina e cisteína.
- Cafeína
É um estimulante presente no café e no chá-mate. Atua no sistema nervoso central deixando a pessoa em estado de alerta.
- Inositol
Também pode ser encontrado em alguns energéticos e ajuda a aumentar a concentração.
Viu como a bebida pode ajudar a tornar a sua rotina mais produtiva? Você já faz uso de energético? Conte pra gente nos comentários!
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.