Aqueles que são da geração baby-boomer e da geração X certamente têm na lembrança pelo menos um comercial de TV ou uma “febre” de brindes relacionados aos refrigerantes. Afinal, a bebida não só faz parte da memória afetiva dessas pessoas, como também são verdadeiras manifestações da cultura pop.
Nós da Refrigerantes Convenção temos acompanhado essas manifestações com muita atenção e carinho. Afinal, estamos no mercado desde os anos de 1930, produzindo refrigerantes e celebrando tudo o que faz parte da relação entre os nossos consumidores e essa bebida tão amada.
Por isso, trazemos aqui algumas lembranças da presença dos refrigerantes na cultura pop do século XX. Embarque neste túnel do tempo com a gente!
“Quem toma Grapette, repete”
Apesar de ser do início dos anos 1970, o jingle e o slogan deste refrigerante de uva ainda é bastante lembrado entre os vovôs e vovós.
Coca-Cola x Pepsi: a rivalidade que marcou os anos 1980
Foi na chamada “Década Perdida” que os refrigerantes de noz de coca mais famosos do mundo produziram ações que fazem parte da memória afetiva de milhares de brasileiros. Entre alguns dos grandes “hits da época”, estão:
Ioiôs da Coca-Cola: a empresa chegou a enviar promotores para demonstrarem manobras radicais com o brinquedo em programas de TV e dentro das escolas.
(Foto: Portal do Ioiô) |
|
Pôsteres e disquinhos compactos da Pepsi: em algumas regiões do país, podiam-se trocar tampas de produtos da Pepsi por discos e pôsteres de ninguém menos que Michael Jackson.
(Fotos: Divulgações no Mercado Livre) |
|
Engradados em miniatura: crianças e jovens de todo o Brasil trocavam tampinhas por estes que hoje são itens de colecionador.
(Foto: Divulgação no Mercado Livre) |
Pipoca e Guaraná
No início dos anos de 1990, a campanha do Guaraná Antarctica com slogan: “Pipoca e guaraná, que programa legal / Só eu e você, e sem piruá” fez muito sucesso, pois trazia o irresistível convite ao consumo da pipoca com a bebida (clique na imagem para rever o comercial).
Minicraques da Copa
Colecionar os bonequinhos “cabeçudos” foi uma das manias da Copa do Mundo de 1998. Havia até um “trio especial” com Dunga, Ronaldo e Romário, embora o último não tenha ido ao mundial daquele ano.
Você também tem alguma lembrança especial envolvendo os refrigerantes no século XX? Se tiver, compartilhe conosco nos comentários!
Fique de olho em nossos conteúdos! Você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.