Reformas em casa exigem além de uma organização financeira prévia, muito tempo, dedicação e paciência de quem espera ansiosamente para ver as mudanças feitas.
Seja contratando alguém para fazer os ajustes de obra ou você mesmo (a) se dispondo a mexer na sua construção, algumas dicas podem ajudar a deixar tudo menos estressante e até mesmo prazeroso!
Confira só como facilitar a sua vida:
- Planeje a reforma em torno de um ambiente já construído
- Seja um quarto, uma sala, a cozinha ou até mesmo o banheiro, a internet está cheia de ideias que você pode aplicar na sua própria casa. O primeiro passo para uma reforma de sucesso é definir exatamente o que você quer fazer e então fazer pesquisas para poder ter referências como: material, tecido, estilo, cor, acabamento, textura etc.
- Aplicativos como o Pinterest são um grande aliado nessas horas, já que você pode salvar as fotos nele mesmo e separar por seção – pode ser uma pasta só para cadeiras, outra para mesas, mais uma sobre cores de parede e até uma com quadrinhos que você queira colocar depois. Essas pesquisas servem tanto para você mesmo como também para o profissional da área que você contratará para seu projeto.
- Pesquise preços
- As lojas de material de construção e decoração são muitas. Ao definir seu orçamento total, provavelmente, você terá que economizar para não deixar nenhuma parte da reforma de lado. Sendo assim, a pesquisa de preço será a sua maior aliada!
- Não compre tudo num lugar só apenas pela comodidade. Estude preços, materiais, qualidade e histórico da loja para o tipo de produto que você vai comprar. Se quiser deixar tudo ainda mais organizado, faça planilhas com os melhores preços de cada item em que precisará investir e em que loja encontrará o melhor custo-benefício.
- O mesmo vale para profissionais. Não deixe de pesquisar as especialidades e checar com cuidado se a pessoa é a adequada para seu projeto. Verifique também a quantidade de pessoas que precisará – se for algo grande, poderá precisar de uma equipe maior, incluindo um arquiteto ou decorador. Isso tudo conta para o preço final.
- Cuidado com as paredes
- Se precisar construir ou derrubar paredes, tenha um engenheiro especialista como seu aliado. As paredes escondem canos, fios, tubulações e vigas que são importantes para a estrutura da casa. Por isso, uma ajuda especializada vai poder dizer se a parede pode ser posta para baixo ou para cima.
- O profissional também poderá auxiliar no caso de construções, dando dicas de material adequado para cada estrutura. Lembre-se que, em edifícios, essa reforma precisa ser comunicada e aprovada.
- Atenção para imprevistos
- O cronograma pode atrasar, pode faltar tinta ou chover durante a semana inteira, enquanto você reforma alguma área externa. Imprevistos acontecem e é importante ter uma reserva para isso, seja de tempo e/ou de dinheiro. É importante acompanhar tudo de perto para se antecipar caso veja que algo não está indo como o planejado previamente.
- Uma reforma por vez
- Quando pensamos em mudança, queremos colocar todas em prática de uma vez só. Com a casa, assim como na vida, o melhor é ir com calma! Mexendo um ponto de cada vez, você terá menos transtornos com sujeira, compras e pessoas trabalhando. Além disso, você poderá acompanhar mais de perto todo o processo e curtir cada momento ao seu tempo.
Gostou dessas dicas? Esperamos ter ajudado você com sua reforma! Se quiser ler mais, tem muitos outros assuntos aqui em nosso blog.
Ah, e aproveite o fim da sua reforma para celebrar com os refrigerantes Convenção, o sabor da família brasileira.
Fique de olho em nossos conteúdos! Você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.